top of page

Dra. Mariana Gracino

  • Whatsapp
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Facebook Preto
  • google4

MITOS E VERDADES SOBRE MELASMA

  • Foto do escritor: Mariana Evangelista Gracino
    Mariana Evangelista Gracino
  • 31 de jan.
  • 3 min de leitura

TODAS AS MULHERES DESENVOLVEM MELASMA NA GESTAÇÃO!? 


A gravidez não é causadora do Melasma, mas pode ser um potente agravante, devido ao pico hormonal de estrogênio. 



OS ANTICONCEPCIONAIS CAUSAM MELASMA!? 


O estrogênio (estradiol e etinilestradiol) presente em algumas pílulas contraceptivas pode intensificar o melasma.  


Portanto pacientes com melasma, devem optar pelo uso de pílulas somente de progesterona (drospirenona, dienogeste e desogestrel). 



 OS HOMENS NÃO DESENVOLVEM MELASMA!? 


10% dos casos de melasma ocorrem no sexo masculino, devido aos outros principais fatores causais do melasma: exposição solar e predisposição genética. 



O MELASMA É DETERMINADO GENETICAMENTE!? 


20% dos pacientes com melasma apresentam histórico familiar positivo, ou seja, parentes de primeiro grau (mãe, pai e irmãos) com o mesmo quadro.  


E qual o motivo? Alterações e mutações em genes relacionados a produção de melanina, sensibilidade ao sol e aos receptores hormonais. 



SOMENTE A PELE MORENA E NEGRA APRESENTA MELASMA!? 


Os fototipos mais altos (IV, V e VI) apresentam maior chance de desenvolver melasma e outras manchas após lesões, como procedimentos estéticos excessivamente agressivos, pois no processo de cicatrização produzem mais melanina. 


Pessoas de descendência asiática e indígena também apresentam maior tendência a desenvolver manchas escuras.  


Mas a pele de fototipos baixos (I , II e III) não está livre do risco de desenvolver melasma, pois os outros fatores podem ser suficientes para induzir as manchas. 



ESTRESSE O E A ALIMENTAÇÃO PIORAM O MELASMA!? 


O estresse emocional, a privação de sono e a alimentação rica em açúcar levam ao estresse oxidativo com a produção de radicais livres acima da quantidade que o organismo é capaz de neutralizar, o que desencadeia a produção de melanina e envelhecimento da pele.  


A suplementação com antioxidantes como Polipodium Leucotomus, Pinus Pinaster (Picnogenol) e Luteína, assim como da melatonina pode ser um forte aliado ao tratamento do melasma.  



O CALOR E VAPOR QUENTE AGRAVAM O MELASMA!? 


O melasma possui um subtipo chamado Telangiectásico, com múltiplos microvasos dilatados abaixo das manchas, sofrendo influência do calor excessivo, o qual promove a vasodilatação com aumento de fluxo sanguíneo para o local.  


Portanto os raios infravermelhos emitidos por fontes de calor (qualquer objeto quente) também são vilões para os pacientes com melasma.  


O ideal é evitar: lavar o rosto com água muito quente; tomar banhos quente com banheiro todo fechado e frequentar saunas; aproximar o rosto de secador de cabelo e fogão; entrar no carro exposto ao sol antes de abrir as janelas.  


O ácido tranexâmico é uma ótima opção no combate à vasodilatação reacional do melasma, podendo ser usado na forma de cremes, cápsulas orais e aplicado intradérmico (dentro da pele) durante procedimentos. 



A LUZ EMITIDA POR APARELHOS ELETRONICOS AGRAVA O MELASMA!? 


As telas de aparelhos eletrônicos (televisão, celular e computador) emitem luz azul - um espectro dentro da luz visível - ou seja, parte da luz que podemos ver. 


A exposição durante 1 semana, sem interrupções (24 horas por dia em 7 dias consecutivos), a uma tela de aparelho eletrônico que está a 30cm da pele do rosto, equivale a estar exposto durante 1 minuto ao ar-livre, sob o sol de meio-dia.


Durante o seu trabalho, em home-office ou escritório, você deve ficar exposto cerca de 8 horas por 5 dias na semana, certo? Assim, demorará ainda mais para atingir o efeito nocivo de apenas 1 minuto exposto diretamente  ao sol!!


Também devo salientar que a luz visível emitida pelo sol atravessa os vidros da janela da sua casa, trabalho e carro, piorando suas manchas em maior intensidade do que somente a luz azul dos seus dispositivos eletrônicos.


Enquanto os raios ultravioleta agem diretamente no DNA das células da pele, a luz azul deteriora o colágeno, causando envelhecimento precoce. 


O uso de protetor solar com proteção contra a luz visível, principalmente na forma de barreira física (cor de base) devem ser o preferido pelos pacientes com manchas. 

A suplementação de vitamina E também pode auxiliar na prevenção da deterioração do colágeno. 



TOMAR SOL NO CORPO MANCHA O ROSTO!? 


A radiação ultravioleta que atinge uma porção da pele, por exemplo nos braços, induz a produção de melanina de todas as células do corpo, inclusive do rosto, piorando suas manchas do melasma. 



O MELASMA TEM CURA!? 


Infelizmente não, mas pode ser controlado muito bem com tratamento combinado: realizado em casa pelo paciente e no consultório pelo Médico Dermatologista.  


Podemos realizar diversos procedimentos, em sua maioria indolores por serem pouco agressivos, para garantir o clareamento gradual melasma sem causar efeito rebote.  


Dentre os procedimentos indicados: Laser Q-Switched, Luz Intensa Pulsada, Peelings superficiais, Microagulhamento robótico, Bioestimuladores de Colágeno, Fios de PDO e Toxina Botulínica.  



Dra Mariana Gracino

Médica Dermatologista

CRM SP 212.700 | RQE 112.442


Quer saber mais sobre tratamento do Melasma? Nos chame no WhatsApp!!



 



 
 
 

Comentários


bottom of page